sábado, 31 de maio de 2014

"...Uivos de Honestidade em Maio..."

...Maio é o mês da fertilidade, do renascimento e do brotar de um novo ciclo de vida na natureza...
...foi também o celebrar do 4ºAniversario deste meu "Uivosdelobo.blogspot.pt" enquanto de um magnifico fim de semana entre os trilhos da Ultra Trail de Sesimbra, como também entre os festejos pela consagração das três conquistas do meu SLBenfica que foi impossibilitado pelos interesses da UEFA de conquistar o quarto da época e ainda o meu regresso em nova participação na UTSM por entre os trilhos deste meu habitat natural, por onde felizmente permaneço desde a minha infância...
...Portalegre, cidade do Alto Alentejo, cercada de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros, conforme um dia a descreveu o poeta José Régio, que a adoptou como sua, é capital de distrito, com cerca de 15642 habitantes, sendo sede de município com uma área de 446,24km2 e 24930 habitantes (nº Censos 2011)
...Portalegre é frequentemente descrita como a zona de transição entre o Alentejo mais seco e plano, e as Beiras, mais húmidas e montanhosas, apresentando uma orografia mais variada do que na generalidade do restante Alentejo, factor que contribui pata que a paisagem tenha características peculiares...
...finisher » 1ªUTSM 2012...
...a cidade encontra-se a uma altitude entre os 400/600m, na zona de transição entre a planície, com algumas colinas pouco elevadas a sul e oeste, e o sistema montanhoso de São Mamede, que a rodeia a norte, leste e sueste, com uma geologia variada, traduzindo os solos com zonas de xisto, calcários e quartzitos, apresentando características únicas da paisagem, flora e fauna, então a base da criação do Parque Natural da Serra de São Mamede, que integra uma parte considerável da área do concelho...
...por entre os trilhos deste Parque Natural, realizou-se a 3ªUTSM » Ultra Trail São Mamede, repetindo eu a distancia de 100km, a semelhança do que fiz na 1ªEdição, tendo sido impossibilitado de o fazer na 2ªEdição por contrariedades físicas, acrescentando que foi esta a edição que mais me custou...
...o Desafio proposto era generoso em termos de dificuldade (percurso/acumulados) e enquadra-se bem na performance físico/mental actual, resultante das minhas voltinhas diárias, como também por não me exigir despesas com deslocações e ainda ter o privilegio em receber e partilhar da companhia de Amigos neste meu habitat natural...
...esta 3ªUTSM, possuía ainda o reconhecimento pela ATRP do trabalho desenvolvido nas anteriores edições, tendo a atribuição da Prova designada de Campeonato de Portugal de Ultra Trail, na qual 700 Aventureiros responderam com a sua presença no Desafio, mas onde as grandes figuras do Trail Nacional não marcaram presença preferindo trilhar para outros azimutes...
...no entanto, os Desafios realizam-se com aqueles que desejam estar presentes e eu Honestamente gostei de o ter realizado, sentindo que melhorou em relação a 1ªUTSM, fazendo questão inclusivamente de ter demonstrado isso mesmo pessoalmente, atribuindo os Parabéns pelo reconhecimento do magnifico trabalho desenvolvido, entre alguns dos quais possuo Amizade dentro do Staff do ACP...
...o secretariado funcionou de forma eficaz, desejando pessoalmente de forma Honesta votos das maiores Felicidades para toda a organização, patrocinadores e Aventureiros, aproveitando de seguida para dar uma espreitadela na feira de material desportivo que se encontrava no estádio entre o reencontro de inúmeros amigos destas lutas...
...o tempo passava, a hora do jantar aproximava-se e era tempo de observar os últimos preparativos para me deslocar ate ao local para controle de material obrigatório e entrada para 0km, que fluía normalmente, recebendo um grande abraço de Amizade retribuído de votos Honestos de Sorte aos velhos Amigos Miguel Serafim e Fernando Carvalho, que de forma educada me retribuíram a mesma atenção...
...ao som do Roger
Waters e David Gilmour, numa extraordinária versão Alentejano com o nome de Eclips, banda formada por professores e alunos do Conservatório Musica de Portalegre, que com os seus temas nos balançavam no tempo para os trilhos, aguardando na companhia de Amigos Vicentinos...
...os primeiros km eram na busca do melhor espaço, aquecer o corpo e aconchegar a mente, sem grandes sobressaltos, com alguns cuidados que não evitaram duas quedas sem gravidade no usado esqueleto, que prosseguia calmamente atingindo o PAC1»10km na Adega das Altas Quintas, onde pergunto se existe controlo de passagem, pois não sou atleta do atalho e sim um desportista honesto e respondo que esta tudo bem marcado ate então, prosseguindo por entre os familiares trilhos ate ao PAC2»16km Alegrete, recebendo enormes saudações por parte dos muitos Amigos que por ali permaneciam, não estivesse eu em casa, na minha freguesia...
...de lá, sai com a moral em alta, contemplando mais uma vez esta minha serra, transportando na mente as vivências do passado entre a companhia do meu falecido Pai, recebendo a sua energia, atingindo sem grandes dificuldades o PAC3»28km São Mamede, sentindo o meu terreno, prossegui confiante num fantástico grupo composto pela grande senhora do Trail Susana Simões e a Ester Alves, os camaradas M.Quelhas, B.Neves e J.Semedo, chegando ao PAC4»37km São Julião, de onde se observa as luzes dos inúmeros frontais naqueles trilhos que justificam a aplicação da palavra Trail...
...o grupo partiu-se e prossegui com o JSemedo, num ritmo confortável, escalando os trilhos que nos transportam por terras de "nuestros ermanos", nas encostas das serras do Turjão, recordando os Desafios que por ali realizei no passado nas Ultras de Btt, assistindo ao romper do nascer do dia, após uma extraordinária noite, que nos colocava no  PAC5»48km Porto da Espada, onde sou brindado pela Amizade do Amigo Drº Pepe que me retempera com meia bifana no pão e uma caneca de café, após rejeitar um convite para malhar um tinto...
...na companhia do JSemedo prossigo, atravessando a encosta da Serra Selada, que a seus pes nos brinda com a travessia do rio Sever, e iniciamos a conquista ao Castelo de Marvão, onde se encontra o PAC6»59km e alguns Amigos que aguardam pelo inicio dos seus Desafios, local onde retempero forças após esta exigente escalada, saboreando uma saborosa sopa, juntamente com a prestável simpatia do Prf. Drº Domingos Bucho...
...abasteço a mochila de hidratação, solicito ao Amigo Luís Ferreira que informe via telm. a minha Alcateia familiar que vou seguir e desço a calçada romana, passando por entre o campo de golfe da Portagem, escalando o trilho do Cancho do Lobo que me coloca no PAC7»69km Carreiras, onde se encontra de serviço a minha Camarada Filipa Gonçalves, pedindo que informe a minha Alcateia familiar que já prossegui em frente...
...desço pelo alcatrão entrando na calçada romana das Carreiras, que trilho com a necessária vontade por atingir o PAC8»76km Penha de Castelo de Vide, local onde saúdo com felicitações o velho Amigo Sérgio Carinhas, transmitindo-lhe que estava tudo impecável ate então, abastecendo e reencontrando a minha Alcateia familiar...
...prossigo determinado trilhando passo a passo, para mim a parte mais feia do percurso, chegando sem contemplações e sentindo já algum calor ate ao PAC9»89km Convento da Provença, onde neste magnifico cenário degusto um pouco de Pizza, ingiro alguma Coca-Cola e recebo incentivos da Alcateia familiar, transmitindo-lhe para irem directamente para junto do insuflável final e aguardarem que por lá chegue, pois tinha ainda que transpor a serra da Penha...
...foi o que fiz, sai cauteloso, gerindo o esforço e sofrendo com o calor abafado em determinadas zonas, atingindo assim o PAC10»95km Ermida da Penha, local por onde passo e preparo a descida da escadaria, sentindo a certeza na conquista de mais um Desafio...
...restavam os últimos momentos, o ultimo esforço para transpor mais uma vez o insuflável final de um Desafio que tinha tido inicio algumas horas antes e que assim terminava, transportando comigo de forma Honesta tudo o que sou e represento, dignificando a camisola do Centro vicentino da Serra » Portalegre, desta feita com um sabor especial, numa sensação indescritível enquanto da partilha do momento pela companhia da minha filha Mariana...
...era tempo de sentir discretamente todas as inúmeras sensações, enquanto do reencontro da Alcateia familiar e dos Amigos, como também de felicitar pessoalmente a grande Senhora e Atleta na pessoa de Vitorina Mourato, pelo extraordinário trabalho desenvolvido conjuntamente com todos os voluntários anónimos, neste Desafio d´Aventuras de Trail Running que tive o privilegio de percorrer com o desejo de numa outra qualquer futura edição tentar repetir o feito...
...no dia seguinte, foi tempo de continuar a partilha de Amizades, retemperando forças na degustação de um excelente almoço, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, mais propriamente na esplanada da Sede do Centro Vicentino da Serra, contemplando a calma Alentejana, recordando Aventuras, projectando-se o futuro, na companhia das nossos Alcateias familiares, dos Amigos Luís Ferreira e Lena, José Presado e Esposa, e da Desnível+ Telmo Veloso, Susana Simões, Pedro Pinho e Esposa...
...porque tudo isto é Trail Running, despeço-me neste meu Uivo de Honestidade em Maio, endereçando um forte Abraço/Bjs a todos os meus Amigos!!!
...cruzamos-nos num qualquer outro convívio, trilho ou Ultra Desafio, lfmricardo




Sem comentários:

Enviar um comentário